P. SEBASTIAÕ GONSALVES. Naceo em Ponte de Lima do Arcebispado de Braga, sendo filho de Joaõ Gonsalves, e Isabel Gonsalves. Contava 17 annos de idade quando entrou na Companhia de Jesus em o Noviciado de Evora a 29 de Março de 1574, onde pela sua prudente virtude foy Mestre dos Noviços. Abrazado no zelo de salvar almas partio para a India, e depois de se exercitar em beneficio dos proximos foy Preposito da Casa professa de Goa, e Reitor do Noviciado da mesma Cidade, em cujos lugares mostrou summa affabilidade com os subditos, reservando para si o rigor com que mortificava os sentidos. Falleceo piamente em Goa a 23 de Março de 1669 com 62 annos de idade, e 45 de Companhia. Delle se lembraõ com louvor Joan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. S. n. 9. Bib. Societ. pag. 735. col. 2. e Franco Imag. da Virt. do Nov. de Evor. liv. 1. cap. 29. n. 7. e 8. Escreveo

Historia de todos os Varoens illustres religiosos que floreceraõ na India, e especialmente dos religiosos da Companhia, que deraõ suas vidas por Christo padecendo martyrio. M. S.

Chronica do que obraraõ os Padres da Companhia na India em serviço de Deos. 3 Tomos. fol. Esta obra foy mandada por seu Author no anno de 1615 a Portugal, e a trouxe o Procurador geral da Provincia da India, o qual se chamava como seu Author Sebastiaõ Gonçalves, da qual obra se diz, conservarse a primeira Parte em Roma. He allegada muitas vezes por Jorge Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 1. p. 213. col. 1. p. 307. col. 1. p. 427. Col. 2. p. 550. col. 1. e Tom. 3. p. 496. col. 2. O Illustr. Cunha Hist. Eccles. de Brag. Part. 2. cap. 89. n. 1. Telles Hist. da Etiop. Alta. liv. 2. cap. 3. e Fonseca Evor. Glorios. p. 438.

Tratado das Provincias, Conventos, e Mosteiros da Religiaõ de S. Francisco do Reino de Portugal, e seus Estados. M. S.

Tratado se he licito aos Navegantes Sacerdotes dizer Missa na Carreira da India, e dar communhaõ aos passageiros. M. S.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]