Fr. SIMAÕ COELHO, naceo em Lisboa no anno de 1514, onde teve por Progenitores a Gaspar Coelho Adail de Safim em Africa, e a Joanna Sobrinha. Na idade juvenil passou a Salamanca, e na Universidade estudou as Sciencias severas com tanto emolumento da sua aplicaçaõ, que recebeo o grao de Bacharel na sagrada Theologia. Restituido á patria preferio o Claustro ao seculo recebendo o habito Carmelitano, quando contava 29 annos em o Convento de Lisboa a 15 de Agosto de 1543, e professou solemnemente a 17 do dito mez do anno seguinte. Por ordem dos Superiores partio á Cidade de Sena, e na sua Universidade foy laureado com as insignias doutoraes de Theologo, cujo acto mereceo o aplauso de todos os Cathedraticos. Teve noticia das disciplinas Mathematicas distinguindo-se em a Geografia, e Arte Gnomonica com que se fazem, e regulaõ os Relogios do Sol. Exercitou os lugares de Prior do Convento de Moura em o anno de 1556, e do Convento de Lisboa tres vezes: a primeira no anno de 1558: a segunda em 1576, e a terceira em 1595. Definidor, e ultimamente Provincial eleito a 18 de Outubro de 1584 que conservou até 7 de Mayo de 1588. Em todas estas Prelazias mostrou severa observancia do instituto, e summa affabilidade com os subditos, os quaes emendava mais com o exemplo, que com a voz. As virtudes religiosas praticadas por toda a vida lhe adquiriraõ feliz morte que lhe foy revelada fallecendo a 13 de Mayo de 1606, quando contava a provecta idade de 92 annos, e 63 de Religiaõ. Celebraõ o seu nome Jorge Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 3. p. 228. e no Coment. de 13 de Mayo letr. F. Fr. Manoel Romaõ Elucid. 27. Maldonad. Chron. de la Ord. del Carm. liv. 2. cap. 13. Casanate Parad. Carm. Dec. Stat. 4. Aetas. 17. cap. 523. Fr. Miguel de la Fuente Comp. Híst. liv. 2. cap. 8. Carvalho Corog. portug. Tom. 3. liv. 2. Trat. 8. cap. 27. Faria Europ. Portug. Tom. 3. Part. 4. cap. 6. e no Epit. das Hist. Portug. Part. 4. cap. 15 Joan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. S. n. 17. Aubert. Miraeus de Origin. & Increm. Ord. Carm. cap. 7. Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 2. p. 231. col. 1. Fr. Francisco da Nativid. Lenit. da dor. p. 308. n. 280. Fr. Manoel de Sá Mem. Histor. dos Escrit. do Carmo da Prov. De Portug. cap. 94. e o addicionador da Bib. Geograf. de Antonio de Leaõ. Tom. 3. col. 1723. Compoz

Compendio das Chronicas da Ordem de N. S. do Carmo. Primeira Parte. Lisboa por Antonio Gonçalves 1572. fol.

Apologia pela antiguidade da Ordem Carmelitana contra o que della tinha escrito Fr. Jeronymo Roman na Republica Christãa. M. S.

Dialogo da vida activa, e contemplativa. M. S. Nesta obra mostrou a vasta liçaõ que tinha dos Santos Padres, e Authores asceticos. Tratado da Arte Gnomonica, e da Geografia. M. S.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]