Fr. SYLVESTRE DA CONCEIÇAÕ, naceo na Villa de Paredes da Comarca de Pinhel do Bispado de Lamego recebendo a primeira graça a 15 de Agosto de 1645. Foraõ seus Progenitores Thomé de Azevedo da Veyga, Fidalgo da Casa de Sua Magestade Sargento mór da Villa de Paredes, e Capitaõ de Infantaria na guerra da Aclamaçaõ, e D. Maria de Almeida sua Prima. Abraçou o instituto Serafico da Terceira Ordem da Penitencia no Convento da Villa do Mogadouro da Provincia Trasmontana a 16 de Fevereiro de 1664, quando contava 19 annos de idade. Estudadas as sciencias escholasticas sahio naõ sómente nellas suficientemente instruido, mas no exercicio do pulpito alcançou naõ pequeno aplauso assim nas Cidades de Lamego, Vizeo, Guarda, e Coimbra, como em a Corte de Lisboa. Teve natural genio para a Poesia vulgar como manifestaõ os seus Versos cadentes, e discretos. Foy Secretario do Provincial Fr. Francisco de S. Joaõ Bautista; Reitor do Collegio de Coimbra, Custodio da Provincia, e ultimamente Chronista nomeado em o anno de 1682. Falleceo na patria em casa de seu irmaõ Jozé de Azevedo de Almeida, Capitaõ mór de Paredes a 28 de Fevereiro de 1708, quando contava 63 annos de idade, e 44 de Religiaõ. Compoz

Escuela de las flores dividida en dos classes, de quatro leciones cada una, de que se aprenden avizos provechosos, e documentos morales. Estava prompto com as licenças no anno de 1704 para se imprimir, e se conserva na Livraria do Convento de N. Senhora de Jesus desta Corte.

Derecho de Carlos Archiduque a la Corona de España. Poema Castelhano. Nelle descreve a Conquista de Valença, Albuquerque, Coria, Placencia, e Ciudad Rodrigo feitas pelas Armas Portuguezas. Conserva-se esta obra em poder de Antonio de Azevedo Ferraõ de Almeida sobrinho do Author, e morador na Villa de Paredes.

Sermoens Varios Tom. 1. 4. Estavaõ promptos para a impressaõ, porêm desapareceo este volume com a morte do Author.

Poesias varias a diversos assumptos, assim sagrados, como profanos, em que naõ excedia a modestia religiosa. M. S.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]