Fr. SEBASTIAÕ SARMENTO, natural da Cidade de Braga, onde teve por Pays a Jacome de Moraes, e Sousa Mestre de Campo de Infantaria auxiliar, e D. Violante de Butraõ Sarmento, filha de Sebastiaõ de Figueiredo Sarmento Cavalleiro da Ordem de Aviz, e Capitaõ de Cavalos na guerra da Aclamaçaõ. Professou o instituto da Ordem Militar de Christo no real Convento de Thomar a 9 de Abril de 1689, onde aprendidas as sciencias escholasticas foy Reitor do Seminario do dito Convento, e depois Visitador Geral. Entre os Oradores Evangelicos do  seu tempo conciliou universal estimaçaõ. Falleceo a 17 de Mayo de 1733. Jaz sepultado no Convento de N. Senhora da Luz situado no Suburbio de Lisboa. Publicou

Sermaõ de Nossa Senhora da Luz em o dia da sua Natividade prégado em o real Convento da mesma Senhora a 8 de Setembro de 1698. Lisboa por Manoel Lopez Ferreira. 1700. 4.

O triumfo da Resurreiçaõ de Christo Senhor Nosso, que se fez em a Villa de Abrantes em o seu proprio dia, e se exercitou com o mesmo aparato, pompa, e grandeza, que dispoem o seguinte manifesto. Lisboa por Paschoal da Sylva Impressor delRey 1719. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]