SIMAÕ FROES DE LEMOS. Naceo no lugar de Pernes do Patriarcado de Lisboa a 31 de Julho de 1675. Foraõ seus Pays Gonçalo Froes de Lemos Almoxarife, dos Direitos Reaes do dito lugar, e Francisca Micaela da Fonseca. Instruido nas letras humanas servio á Coroa nas Armadas, sendo Capitaõ da Infantaria auxiliar no Regimento da Comarca de Santarem, com o qual passou ao Alentejo na guerra da Sucessaõ de Hespanha. Escreveo no anno de 1726.

Noticia Historica, e Topografica da Villa de Alcanede, na qual se expoem a sua descripçaõ, e dos lugares do seu Termo, as suas Parochias, numero de seus moradores, nobreza que entre elles se conserva; os seus ricos montes, fontes, frutos, Comendas, Igrejas, Officiaes civis, e militares, pessoas de mais distinçaõ que nella houve, e alguns sucessos notaveis. fol. M. S. O original conserva o eruditissimo Jozé Freire, onde o vimos.

Tratado Genealogico de alguns Titulos de Familias, em que se comprehende a ascendencia do Author pela parte paterna, e materna. fol. M. S. Escrito no anno de 1735.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]