LOURENÇO RIBEIRO SOARES Cavalleiro professo da Ordem Militar de Christo, e Sargento Mór do Regimento dos Privilegiados desta Corte naceo em Lisboa a 8. de Janeiro de 1666. sendo filho do Capitaõ Francisco Ribeiro da Sylva, e D. Catherina Soares Fialha. Pelo largo espaço de quarenta annos exercitou a vida militar em obsequio da sua patria sendo o mar, e a terra os theatros em que deu repetidas provas do seu Valor, e disciplina embarcando dezoito vezes para conduzir as Frotas da America, e Naos da India ao porto de Lisboa, e comboyar diversos navios á Praça de Mazagaõ, e ás Ilhas distinguindo-se na formidavel Armada que no anno de 1717 expedio esta Coroa em favor dos Venesianos contra o inimigo comum da Christandade. Naõ fez menores progressos o seu ardente espirito nas Campanhas do Alentejo quando no anno de 1705. se renderaõ Valença de Alcantara, e Albuquerque, na passagem do rio Xevora, no sitio de Badajos, na tomada das Praças de Alcantara, e Ciudad Rodrigo no anno de 1706., no Campo de Figueira junto a Badajos, e ultimamente na entrada que o nosso exercito fez em a Villa de Safra no anno de 1711. Entre o tumulto das armas sempre conservou comercio com as letras pois quando depunha a espada pegava na pena para escrever como testemunha ocular os sucessos Militares em que as nossas armas ou foraõ victoriosas, ou vencidas, naõ sendo este o argumento unico da sua estudiosa aplicaçaõ, mas outras obras em que deixou patente a variedade de liçaõ em que era versado, das quaes se transcreve o seguinte Cathalogo.

Diario Geral de varias Campanhas em que assistio fol. M. S. escrito em o anno de 1730.

Luzes Marciaes onde se vem varias obrigaçoens da milicia para todos os que a seguirem saber o que nella devem observar. fol. M. S. Escrito no anno de 1735.

Discurso affectivo, e intellectivo formado sobre os fundamentos de tantos vaticinios, e profecias de tantos Santos como nelle se verá sobre as esperanças da vinda do Senhor D. Sebastiaõ, seu nascimento, criaçaõ, e jornada de Africa. fol. M. S.

Flores do Pindo 2. Tom. grandes in fol.

Jardim matisado de memorias varias para divertimento de juizos curiozos 2. Tom. fol.

Declaraçaõ da Doutrina Christaã composta pelo Cardeal Belarmino tradusida da lingua Castelhana em a Portugueza. fol.

Poesias varias. vers. M. S.

Abecedario formado em varias figuras. vers. M. S.

Relaçaõ Diaria do que obrou a Armada Portugueza, que a Magestade do Senhor D. Joaõ o V. mandou à Italia em socorro dos Venesianos à instancia do Papa Clemente XI. e algumas circunstancias, que nella sucederaõ governando o Conde do Rio Grande Lopo Furtado de Mendoça em o anno de 1717. fol.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]