P. SIMAÕ DE VASCONCELLOS, naceo em a Cidade do Porto, donde passando á Bahia de todos os Santos Capital da America Portugueza recebeo a roupeta de Jesuita no Collegio desta Cidade no anno de 1616, quando contava 19 annos de idade, e nelle dictou letras humanas, Filosofia, e Theologia especulativa, e Moral. Acabada a carreira de taõ laboriosa aplicaçaõ partio com o grande Padre Antonio Vieira no anno de 1641, e chegando a Lisboa passou a Roma com o lugar de Procurador da sua Provincia, de cuja incumbencia foy assumpto a Provincial della. Falleceo de hum accidente apopletico em o Collegio do Rio de Janeiro a 29 de Setembro de 1671, quando contava 74 annos de idade, e 55 de Religiaõ. Ao seu Funeral assistiraõ os Religiosos mais graves, e Capitulou o Officio o Vigario Geral Administrador do Bispado. Delle se lembraõ Bib. Societ. p. 724. col. 2. e Nic. Ant. Bib. Hisp. Tom. 2. p. 233. col. 1. e o addicionador da Bib. Occid. de Ant. de Leaõ. Tom. 2. col. 755. e 832. Escreveo

Vida do P. Joaõ de Almeida da Companhia de Jesus da Provincia do Brasil. Lisboa na Officina Crasbeeckiana 1658. fol

Continuaçaõ das maravilhas que Deos he servido obrar no Estado do Brasil por intercessaõ do Ven. P. Joaõ de Almeida da Companhia de Jesus. ibi por Domingos Carneiro 1662. fol.

Chronica da Companhia de Jesus do Estado do Brasil, e do que obraraõ seus filhos nesta parte do mundo Tom. 1. ibi por Henrique Valente de Oliveira. 1663. fol.

Sermaõ da Circumsiçaõ no Collegio da Bahia. ibi pelo dito Impressor 1663. 4.

Noticias curiosas, e necessarias das cousas do Brasil Lisboa por Joaõ da Costa 1668. 4.

Vida do Ven. P. Jozé de Anchieta da Companhia de Jesus Thaumaturgo do novo mundo. ibi por Joaõ da Costa 1672. fol.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]