Fr. THEODORO DE S. JOZÉ. Naceo em Lisboa a 9 de Novembro de 1708. Na tenra idade de 15 annos abraçou o instituto da preclarissima Ordem dos Prégadores em o Convento de N. S. da Piedade, situado no Lugar de Azeitaõ do Patriarcado de Lisboa a 25 de Agosto de 1723, e professou solemnemente a 26 do dito mez do anno seguinte. Aprendidas as sciencias escolasticas em que se distinguio dos seus condiscipulos subio a ensinallas com grande credito da sua litteratura, e naõ menor emolumento dos seus ouvintes, regentando no tempo presente a Cadeira de Vespora em a Universidade de S. Domingos de Lisboa, e sendo Secretario da Provincial No Pulpito tem conciliado universaes aclamaçoens, praticando felizmente os preceitos da Rhetorica Ecclesiastica, de cujo sagrado ministerio publicou as seguintes produçoens.

Sermaõ da Canonizaçaõ de S. Camillo de Lellis, prégado a 24 de Junho de 1747 no Hospital Real de todos os Santos de Lisboa. Lisboa por Francisco da Sylva 1747. 4.

Oraçaõ Funebre nas Exequias delRey D. Joaõ V. de Portugal na Igreja de S. Domingos de Lisboa a 3 de Setembro de 1750 Lisboa por Antonio Pedroso Galraõ. 1751. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]