Sor. THOMAZIA CAETANA DE S. MARIA. Naceo em Lisboa a 7 de Março de 1719 sendo filha de Manoel de Mira Valedaõ, e Josefa Maria. Recebeo o habito eremitico de Santo Agostinho no Convento de Santa Cruz de Villa-Viçosa a 29 de Setembro de 1731, e professou solemnemente a 15 de Outubro do anno seguinte. Por ser dotada de genio feliz para a Poezia, publicou

Expressoens de hum devoto arrependimento a Imagem de Christo Crucificado, que se venera no Convento de S. Cruz de Villa- Vicosa. Romance. Lisboa por Pedro Ferreira 1743. 4.

Glossa a huma Decima do Desembargador Luiz Borges de Carvalho, offerecida ao Serenissimo Principe D. Jozé. ibi pelo dito Impressor. 1750. 4.

Relaçaõ nova, que a pia devoçaõ dedica a soberana Imagem da Senhora do Rosario, sita no Real Convento de S. Domingos desta Cidade, em que se attribue o castigo de Deos pelos peccados do mundo a falta de agoa, que annunciara a esterilidade, sahindo na Procissaõ varias Imagens milagrosas, assim nesta Corte, como em Villa-Viçosa, e mais partes da Christandade. Lisboa pelo dito Impressor 1750. 4. Consta da Glosa de hum Soneto: hum Soneto, 14. Decimas.

Soneto a morte do Conde da Ericeira D. Francisco Xavier de Menezes. fol.

Soneto ao Retrato da Serenissima Rainha Ungria Maria Tereza de Austria. fol.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]