VALERIO DE OLIVEIRA BERNARDES, Presbytero do habito de Saõ Pedro, naceo em Lisboa a 16 de Novembro de 1704, onde teve por Progenitores a Antonio de Oliveira Bernarcles, insigne na Arte da Pintura, e Francisca Xavier de Araujo. Depois de estar instruido nas letras humanas foy Collegial do Collegio de N. Senhora da Purificaçaõ da Universidade de Evora, e nella recebeo o grao de Mestre em Artes. Publicou

Novena do Santissimo Coraçaõ de JESUS que debaixo da Proteçaõ do glorioso Archanjo S. Rafael veneraõ com cordialissimo affecto os seus Congregados, e mais devotos na Igreja do Santissimo Sacramento dos Religiosos do primeiro Erimita S. Paulo desta Corte, e Cidade de Lisboa. Lisboa por Jozé Antonio da Sylva Impressor da Academia Real. 1733. 8.

Methodo facil, e devoto de ouvir Missa com varias Oraçoens para antes, e depois da Confissaõ, e Communhaõ Sacramental. ibi pelo dito Impressor 1744. 12.

Soliloquios divinos utilissimos para todo o estado de pessoas. Escritos na lingoa Castelhana pelo P. Bernardino de Vilhegas da Companhia de Jesus, e traduzidos na Portugueza. Lisboa pelo dito Impressor. 1745. 8.

Dissertaçaõ Sacro historico-Apologetica sobre a vida, e prodigiosa Conversaõ do esclarecido exemplar de Penitencia Santa Maria Magdalena, em obsequio do sentido que segue a Igreja. Lisboa na Officina Sylviana, e da Academia Real. 1745. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]