P. LEONARDO NUNES filho de Simaõ Alvares, e Izabel Fernandes, nasceo na Villa de S. Vicente do Bispado da Guarda. Recebeo a roupeta da Companhia de JESUS em o Collegio de Coimbra a 6. de Fevereiro de 1548. e sahio de Lisboa em o primeiro do dito mez do anno seguinte na frota em que hia por Governador do Brasil Thomé de Sousa com o Padre Manoel Pires, e Diogo Jacome, e Vicente Rodrigues Irmaõs Leigos, dos quaes era Superior o apostolico varaõ o P. Manoel da Nobrega. Ao tempo que aportaraõ estes operarios Evangelicos se achava o Brasil reduzido a Babilonia de vicios vivendo os Christaõs como Gentios. Informado o Padre Nobrega que os moradores da Capitania de S. Vicente distante ao Sul da Bahia duzentas, e quarenta legoas necessitavaõ de directores para a vida eterna mandou ao Padre Leonardo Nunes o qual animado de ardente zelo colheo de taõ inculta terra copiosos frutos devendo-se á eficacia das suas vozes deixarem huns os concubinatos, frequentarem outros os Sacramentos, que por espaço de trinta, e quarenta annos naõ recebiaõ, e serem restituidos os Carijos à sua liberdade injustamente tyranizada pelos seus chamados Senhores. Naõ obrou menos o seu incansavel espirito na conversaõ dos Tamoyos domesticando a sua fereza como tambem atrahindo na Alagoa dos Patos cem legoas distante da Capitania de S. Vicente a innumeraveis barbaros que sómente na figura se distinguiaõ dos brutos, ao suave jugo do Evangelho. Intentando hum sacrilego despojalo da vida, ao descarregar o golpe lhe ficou suspenso o braço. Como fossem passados seis mezes da cultura Evangelica, e quizesse dar noticia dos seus progressos o Padre Nobrega a Santo Ignacio foy mandado a Roma o Padre Leonardo Nunes para que o informasse de tudo quanto tinha obrado em obsequio da Christandade. Embarcado em hum navio naufragou com outros muitos companheiros a 30. de Junho de 1554. cuja tragica morte foy universalmente sentida. Fazem delle honorifica memoria Cardozo Agiol. Lus. Tom. 3. pag. 882. e no Com. de 30. de Junho let. B. Orland. Hist. Societ. lib. 9. n. 73. e lib. 11. num. 61. Telles Chron. da Comp. de Jes. da Prov. de Portug. Part. 1. liv. 3. cap. 10. §. 2. e 4. Vasconfel. Chron. da Prov. do Brasil da Comp. de Jes. liv. 1. n. 24. 61. e 67. Guerreiro Coroa de Esforçad. Sold. Part. 3. cap. 2. Nadasi Ann. dier. mem. S. J. Part. 1. pag. 338. Franco Imag. da Virt. do Nov. de Coimb. Tom. 2. liv. 2. cap. II. e Ann. glor. S. J. in Lusit. pag. 367. Escreveo.

Carta escrita em a Capitania de S. Vicente a 20. de Junho de 1551. aos Padres da Provincia de Portugal. Sahio impressa com outras em a lingua Italiana. Venezia por Michaele Tramezzino 1559. 8.

Carta escrita da Capitania de S. Vicente a 24. de Agosto de 1551. M. S. Conserva-se com outras na Casa Professa de S. Roque de Lisboa, e de algumas copiou grande parte o Padre Antonio Franco no lugar acima allegado principalmente a p. 195.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]